A Instituição

Setor de urologia do Evangélico cria o “Bigoday” para lembrar mês de prevenção ao Câncer de próstata

Médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e demais integrantes do setor de urologia do Hospital Evangélico criaram no dia 19 de novembro uma nova campanha: o “Bigoday”. Os homens da equipe deixaram seus bigodes crescerem em alusão ao Novembro Azul, mês da conscientização, prevenção e combate ao câncer de próstata.

            A iniciativa, inédita na instituição, serviu para lembrar aos pacientes e a comunidade hospitalar sobre a importância do tema. “É uma campanha mundial que começou com uma fundação nos Estados Unidos, incentivando o crescimento da barba e do bigode em referência ao novembro azul, à saúde masculina e principalmente ao câncer de próstata. Tudo começou em conversas informais,o pessoal comentando em deixar crescer o bigode, e resolvemos chamar a ação de‘Bigoday”, afirma o urologista Paulo Jaworski.

            Ao mesmo tempo em que tem um tom descontraído, a atividade tem um fundo principal muito importante. “O diagnóstico precoce do câncer de próstata aumenta as chances de cura. Precisamos desmistificar também o preconceito que ainda existe em relação ao exame de próstata, e incentivaros homens para que visitem o urologista não só para ver a questão da próstata, mas também, outros problemas relacionados à saúde masculina”, finaliza o médico.