SCIH - Serviço de Controle de Infecção Hospitalar

 

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) é o núcleo executivo da CCIH e atua de forma ativa na prevenção e controle de infecções hospitalares; tem como objetivo elaborar e instituir medidas para redução da incidência e gravidade dessas enfermidades.

Ao SCIH compete planejar, executar e avaliar um programa de controle de infecção hospitalar, manter vigilância epidemiológica das infecções hospitalares, realizar investigações de casos e surtos e implementar medidas de controle, estipular e supervisionar medidas de precauções e isolamentos, realizar educação continuada, elaborar e divulgar relatórios. Dentre as principais atividades para a coleta de dados estão a busca ativa, análise de culturas positivas de material biológico, controle de antimicrobianos, visitas diárias as Unidades de Terapia Intensiva utilizando a metodologia do NNISS e periódicas as demais unidades. Com essas informações é possível definir limites endêmicos de infecções para cada unidade, originando taxas de infecções mensal e anual.

 

CCIH – Comissão de Controle de Infecção Hospitalar

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba foi criada em outubro de 1992 para atuar na prevenção e controle de casos.

A CCIH, conforme Portaria nº2616/GM de 12 de maio de 1998, do Ministério da Saúde, é um órgão de assessoria à Direção Geral e de execuções das ações de membros consultores (representantes da equipe médica, enfermagem, farmácia, laboratório e administração) e membros executores (médicos infectologistas, enfermeiros, assistente administrativo e estagiários), cumprindo integralmente as determinações da Portaria Ministério da Saúde e as funções inerentes a um hospital de ensino.

 

Nossa Missão

Desenvolver condições para reduzir a incidência de infecção hospitalar, através de programas com orientações e avaliações de situações de risco.

 

Nossos Valores

Ética, responsabilidade, compromisso, dedicação e confidencialidade.

 

Nosso compromisso

Contribuir com a instituição na redução das taxas de infecção visando a qualidade do serviço prestado. Aprimorar os processos de trabalho, construindo um ambiente seguro, com qualidade e respeitando nossos clientes com conhecimento, ética e ações multiprofissionais.

 

Nosso Negócio

Análise, prevenção, diagnóstica e informação das taxas de infecção, programas de orientações a equipe multiprofissional, auditoria interna.

 

Nossos Clientes

Pacientes, colaboradores, médicos, setores administrativos, órgãos municipais e estaduais competentes, gerências diretas e indiretas, unidades da instituição e outras instituições hospitalares.

 

Equipe SCIH:

Dr. Felipe Francisco Bondan Tuon (Infectologista);

Edenise de Souza (Enfermeira);

Thayrine Maiara Dario ( Enfermeira);

Rosemeire Szychta  ( Enfermeira);

Roberta  Zanelli Sartori ( Enfermeira);

Douglas Eduardo Cardoso ( Farmacêutico);

Ires Gutowski (Assistente administrativo).

Estagiários de Enfermagem

 

Serviço de Controle de Infecção Hospitalar
Hospital Universitário Evangélico de Curitiba
3º andar