Capelania

 

HISTÓRICO

Desde a construção do Hospital Evangélico o trabalho da Capelania esteve presente através do pastor Oswaldo Emerich que realizava o atendimento espiritual aos pacientes, e motivava as doações e promoções do hospital.

No decorrer dos anos o trabalho foi se desenvolvendo através da união de diversas denominações evangélicas que hoje fazem parte do quadro de sócias efetivas da SEB.

Desde então a equipe de Capelães foi ampliada para atender a demanda da instituição, sendo uma solicitação dos diversos setores de trabalho da SEB.

 

ATUAÇÃO

A Capelania atende hoje todo o Hospital, onde cada capelão tem a responsabilidade de cobrir seu setor, que é previamente estabelecido pela superintendência.

As visitas das UTI’s são todas acompanhadas por um Capelão, que presta assistência espiritual aos pacientes, familiares e visitantes no decorrer das visitas. Como também acompanha nas informações médicas.

Nos casos mais críticos a presença da Capelania é solicitada, onde se intensifica ainda mais o atendimento do Capelão.

 

NOSSA MISSÃO

Realizar o acompanhamento pastoral, a pacientes, aos familiares, e colaboradores; com embasamento Bíblico, valorizando a sua história, assim como fez o Bom Samaritano.

 

NOSSOS VALORES

A solidariedade, o exercício da misericórdia, do amor, da socialização, da espiritualidade, cuidado pastoral sem distinção social/político/religiosa.

 

NOSSO COMPROMISSO

Ter uma visão integral do ser humano quanto ao seu estado físico, emocional, social e espiritual.

Buscar o bem estar espiritual de todos os seus envolvidos.

Aprimoramento ministerial, expansão do trabalho de Capelania, tendo como regra de fé e conduta, a Bíblia Sagrada.

 

VOLUNTÁRIOS

A Capelania conta com uma equipe de aproximadamente 150 voluntários, entre visitadores, intercessores e colaboradores.

Visitadores – são pessoas pertencentes às igrejas da mantenedora, que são preparadas através de cursos apropriados de  capacitação, para realizar visita aos pacientes internados.

Intercessores – são pessoas pertencentes às igrejas da mantenedora que participam dos cultos de intercessão na Capela do HUEC.

Colaboradores – são pessoas pertencentes às igrejas da mantenedora que recebem orientações básicas, para que possam fazer um trabalho de visitação aos pacientes que aguardam consultas nos ambulatórios do HUEC, além de trabalhos como o de carimbar os folhetos usados tanto dentro do hospital como nos ambulatórios por capelães e voluntários, também fazem a distribuição dos mesmos.

O hospital conta ainda com equipes formadas por pessoas pertencentes às igrejas da mantenedora, que voluntariamente realizam cultos na Capela do HUEC, todos os finais de semana e também nas quartas-feiras.

 

CONTATOS

Fone: (41) 3240-5238

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.